No clima das olimpíadas: Conheça a história do Japão em relação à sua evolução tecnológica

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

O Japão é muito mais do que um país repleto de tradição, também é referência em tecnologia e isso chamou ainda mais a atenção do mundo diante das Olimpíadas 2020. Nas últimas décadas nos surpreendemos muito com as inovações realizadas pelo país, como walkman e VHS, mas a lista de invenções e tecnologias japonesas é extensa.

Listamos algumas invenções marcantes que revolucionaram a nossa tecnologia atual:

  • Criada em 1999, a inclusão de uma câmera digital nos celulares foi uma das decisões mais certeiras de todos os tempos o que mudou completamente o mundo das comunicações.
  • Já imaginou como seria a sua vida sem um notebook? Nada prático não é mesmo?! Graças à Yukio Yokozawa, a partir da década de 80, as indústrias aderiram ao novo modelo de laptop.
  • Quem já teve um walkman sabe do sucesso! Criado no Japão, o rádio portátil que permite ouvir fitas cassete foi comercializado pela Sony, entre a década de 80 e 2010. Vendendo mais de 300 milhões de aparelhos.

Além dessas, muitas outras invenções marcaram gerações, como gravador de fita de vídeo, calculadora eletrônica, CD e até mesmo o karaokê. Desde aparelhos eletrônicos ou meios de transporte, as invenções japonesas são parte importante e integral não só da cultura nipónica, mas também mundial.

Quando o assunto é inovação, eles dominam, pois apenas em pesquisa e desenvolvimento, o governo japonês gasta cerca de US$ 170 bilhões por ano, segundo dados de 2010, tomando o terceiro lugar como o país que mais pesquisa no mundo. Quem opera toda essa potência é o Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT), guiado pelo ministro Hirokazu Matsuno.

Atualmente, a evolução da tecnologia continua com tudo! Nesse quesito, torcemos para que o país contribua mundialmente com suas incríveis criações, mas nas olimpíadas mesmo, continuamos a torcer pelo Brasil e seus grandes atletas.

Veja também últimos posts.