VOCÊ SABE O QUE É UMA API?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
ENTENDA MAIS SOBRE ESSA PROGRAMAÇÃO DE UMA FORMA SIMPLES!

Muito falamos sobre as soluções oferecidas pelo API on-line mostQI que processa, qualifica, tipifica e extrai informações a partir de imagens e documentos. Mas você sabe o que significa essa sigla em específico?

A sigla API corresponde às palavras em inglês “Application Programming Interface“. No português “Interface de Programação de Aplicações”. Elas são uma forma de integrar sistemas, possibilitando benefícios como a segurança dos dados, facilidade no intercâmbio entre informações com diferentes linguagens de programação e a monetização de acessos. Muitas vezes enxergamos apenas a interface dos softwares e aplicativos. No entanto, os profissionais de programação conhecem mais afundo essa tecnologia que é resultado da evolução de diversos sistemas e ferramentas. Aplicativos e softwares de diversos tipos são apenas passíveis de construção por meio dos padrões e especificações disponibilizados pelas APIs.

As APIs proporcionam a integração entre sistemas que possuem linguagem totalmente distintas de maneira ágil e segura. A maneira como as APIs proporcionam a integração gera uma troca de informações de forma muito segura. Isso porque elas criam uma espécie de portão, na qual apenas conjunto específico de informações – definido pela empresa proprietária da aplicação – estará disponível.

Em nosso cotidiano, seria impossível enumerar a quantidade de APIs presentes. Em um mundo cada vez mais interconectado, existem cada vez mais softwares que atendem especificamente um determinado nicho de atividade. As Interfaces de Programação de Aplicações se tornaram protagonistas em diversas tarefas, por exemplo, em aplicativos como Uber, Google Maps, login em redes sociais etc. Em resumo, toda a praticidade com a tecnologia só é possível graças a essa programação, além de ampliar resultados e reforçar a segurança online.

Veja também últimos posts.