VALIDADE JURÍDICA PARA DOCUMENTOS DIGITALIZADOS E SEUS BENEFÍCIOS

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Para manter os documentos da sua empresa sempre organizados e seguros, o processo de digitalização é a melhor escolha! A segurança nos documentos pode ser feita quando você transforma os documentos físicos – aqueles guardados em gavetas e pastas – em arquivos digitais que ficam devidamente organizados em um banco de dados automatizado. Além disso, outra vantagem primordial é que você poderá controlar o acesso, permitindo que somente pessoas autorizadas tenham acesso a esses documentos. Na prática isso significa segurança nos documentos e em todos os dados de seu negócio.

  • O início da validação jurídica para documentos digitalizados

      Acompanhando as novidades tecnológicas, o Brasil criou em 2001 a ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira). A criação dessa infraestrutura, por meio da Medida Provisória nº 2.200/2001, reforçou ainda mais a validade de documentos e operações realizadas em ambientes virtuais. Através dessa medida, entende-se que a validade jurídica de um documento digital não é a mesma de um documento impresso que foi escaneado, assinado a mão e/ou autenticado em cartório. Ou seja, o que foi digitalizado e recebeu assinatura digital, não possui validade jurídica. Quanto ao quesito validade jurídica para documentos digitais, que foram criados em ambientes digitais, é importante destacar que, quando assinados por meio de um certificado digital – regulado pelo ICP (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira) – recebem uma série de atributos e garantias importantes, como comprovação de autenticidade e irrefutabilidade, que os certifica a mesma validade jurídica.

  A Assinatura digital funciona da mesma forma que uma assinatura convencional, ela valida o documento assinado. Essa garantia digital é a maneira de identificar e certificar que o emissor de um determinado documento é quem ele diz ser. Através do MostSign, eliminando até 85% do tempo gasto em tarefas manuais, nossa solução permite que você assine seus documentos, a qualquer hora e de qualquer lugar, conferindo a eles a necessária validade jurídica. Além disso, armazena os documentos de forma segura, e disponibiliza o acesso ao conteúdo desses documentos àqueles que necessitam.

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Você sabia que as empresas que aderem à automatização de processos têm como benefícios a redução de custos e, de quebra, ainda ajuda a preservar o meio ambiente? A sustentabilidade promove economia de energia, papel e outros recursos. Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com a eliminação do papel por meio da tecnologia, é possível evitar o desperdício de 46 milhões de quilos de papel por ano no Brasil, o que corresponde a uma economia de 1,5 milhão de litros cúbicos de água.
Digitalização de Documentos é o processo de conversão de documentos físicos em formato digital, através de avançadas maquinas e softwares. Esse método facilita o acesso aos documentos da empresa, pois além de saber onde eles estão armazenados, também estarão disponíveis em formato um digital. Além disso, a tecnologia permite que você consulte as informações de forma ágil, prática e eficiente. Deixando seus documentos organizados e seguros, seja por ordem de importância ou qualquer outra denominação que você desejar.