Usando o OCR para acessibilidade

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Chamado Optical Character Recognition, o OCR é uma tecnologia que faz a conversão de documentos de diferentes espécies em dados para que o usuário possa pesquisar e editar.

Mas você já imaginou que essa tecnologia é um grande passo para acessibilidade de pessoas cegas?

Imagine a seguinte cena, as páginas de documentos se encontram digitalizadas, e uma pessoa com deficiência visual necessita delas para pesquisa, porém, essas não são lidas pelos aplicativos de acessibilidade. É aí que a tecnologia OCR entra!

Como ele faz essa modificação nos documentos, o conteúdo da imagem é extraído, transformando-o em texto e permitindo o acesso ao conteúdo original do documento por qualquer usuário, garantindo assim a acessibilidade a todos os usuários.

A ferramenta OCR analisa o documento e compara seus caracteres com as fontes que se encontram armazenadas em seu banco de dados, além de reconhecer suas características de um determinado caractere. Ou seja, o OCR é uma solução que reconhece caracteres, e  transforma imagens de texto em texto puro.

Além da acessibilidade, quais outras vantagens essa tecnologia proporciona? 

Existem vários outros fatores que mostram as vantagens de utilizar o OCR em sua empresa. Transformar imagens de texto em texto puro, traz automação de processos e gerenciamento de dados, agilidade e aumento da produtividade, segurança e melhor experiência para o cliente.

Além dos benefícios, ele pode ser utilizado nos mais diversos setores, como no financeiro, saúde, educação, mercado imobiliário, locação de carros, entre outros. O impacto dessa tecnologia em empresas que possuem um alto fluxo de documentos é enorme, e vem sendo utilizada cada vez mais.

Veja também últimos posts.