Rede 5G no Brasil: o que muda?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Já se fala há algum tempo sobre a chegada e implementação da rede 5G no Brasil, mas na prática o que isso significa e como vai afetar a vida da população?

Na última sexta-feira, 24, a Agencia Nacional de Telecomunicações (ANATEL) aprovou a minuta final de licitação para a nova geração de internet no Brasil. O leilão está marcado para o dia 4 de novembro.

A chegada do 5G promete muitas inovações tais como aumento na velocidade de navegação, menor latência e possibilidade de conectar diversos objetos a internet ao mesmo tempo como relógios, carros, assistentes virtuais, entre outros.

Confira alguma das melhorias:

  • Maior velocidade os vídeos e fotos atuais possuem cada vez mais qualidade, isso aumenta consideravelmente o tamanho dos arquivos, com o 5G será possível baixar dados com maior velocidade do que antes, melhorando a fluidez da navegação. Isso ocorre, pois o 5G trabalha com mais frequências, ou seja, caminhos para transmitir informações. 
  • Baixa Latência – a latência é um atraso no tempo de resposta de um aparelho, aplicativo ou site. A diminuição significativa dessa latência permite a realização de cirurgias a distância ou operar máquinas e veículos autônomos. Isso também vai melhorar a utilização da realidade aumentada, que demanda uma resposta mais rápida.
  • Capacidade de conectar vários dispositivos –  segundo informações, será possível conectar até 200 vezes mais dispositivos na rede 5G, algo que facilitará a expansão da chamada internet das coisas, em que eletrodomésticos, veículos e outros aparelhos ficam conectados à internet.

Quando começaremos a sentir essas mudanças? Ainda deve demorar. Isso por conta dos poucos dispositivos disponíveis que já sejam aptos a essa nova rede no país e seus custos ainda altos. Mas o 5G promete trazer muitas inovações de negócios para áreas com o 3D, holografias e até mesmo aplicações completamente novas.

Veja também últimos posts.