Conheça as vantagens da digitalização de documentos no setor bancário

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

A vida sem as facilidades da tecnologia não seria fácil, e claro, isso não poderia ser diferente para o setor de bancos e financeiras. Segundo dados da Pesquisa FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) de Tecnologia Bancária, o mobile banking pode representar em breve, metade das transações bancárias. Os especialistas destacam igualmente algumas das vantagens que o setor bancário obtém com a digitalização e automatização de seus serviços e documentos. Mas antes de saber alguns dos principais benefícios, você sabe exatamente o que é a automação bancária?

Com início na década de 70, até hoje traz grandes vantagens competitivas para as empresas do segmento. Esse sistema, basicamente, é a aplicação de ferramentas e métodos que visam automatizar os processos manuais de uma instituição e torná-los mais eficientes e otimizados. As duas tecnologias mais conhecidas, citadas pela pesquisa da FEBRABAN, são o internet banking e o mobile banking. Além de reduzir custos e oferecer serviços na palma da mão, ainda pode ajudar a conquistar e fidelizar clientes.

Algumas das melhorias oferecidas para o setor bancário incluem:

Segurança: a custódia e a administração de documentos digitalizados no setor bancário podem incluir políticas de segurança e de acordo com a legislação vigente. Além disso, o acesso é controlado por senhas e autorizações.

Atendimento: uma administração totalmente eficiente aumenta a qualidade do serviço e, logo também a satisfação do cliente. Segundo a Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2020, a contratação de crédito tem sido cada vez mais realizada através dos canais digitais – mobile e internet – o que faz com que a digitalização e automatização da formalização de contratos seja essencial.

Redução de custos: com a digitalização, os documentos podem ser armazenados na nuvem, ou em sistemas próprios com banco de dados, mas tudo controlado por senhas e autorizações de acesso.

Agilidade nos processos: a digitalização influencia diretamente nos custos com uso reduzido de material, tempo gasto pelos funcionários em custódia e gerenciamento de documentos em papel, espaço físico para arquivamento e transporte.

São diversos benefícios, não é mesmo? A digitalização de documentos no setor bancário oferece serviços digitais com um impacto direto no aumento dos lucros operacionais e, consequentemente, no aumento da produtividade. Para isso conte com a MOST! Que oferece um on-board digital completo para diversos processos bancários: abertura de contas de pessoas físicas e jurídicas, financiamento imobiliário, financiamento de veículos, liberação de créditos entre outros. Buscamos executar todo o processo de análise de qualidade, tipificação, melhoria da qualidade das imagens e alto percentual de assertividade na extração dos dados dos documentos, tudo isso usando técnicas de Inteligência Artificial.

Veja também últimos posts.