Como funciona a tecnologia de Face Match e o processamento da identificação

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Inicialmente, precisamos definir o que é o reconhecimento facial. De forma sucinta, o é uma maneira de identificar rostos humanos em imagens por meio de técnicas digitais. É um recurso baseado em sistemas de Inteligência Artificial — que são responsáveis pelo cruzamento de dados e detecção de padrões para garantir que o rosto detectado é de determinada pessoa. Apesar da semelhança, é importante ressaltar que essa tecnologia não é equivalente à detecção facial. Enquanto o reconhecimento facial identifica usuários, a detecção apenas identifica rostos em imagens, não importando de quem sejam. Entretanto, ambas as tecnologias contam com a ajuda da Inteligência Artificial nesse processo.

            Face Match é uma tecnologia de reconhecimento facial que reduz o risco de fraudes por personificação. Através da comparação de uma selfie e a foto usada no documento, o software confirma que seus usuários são quem realmente eles dizem ser.

  • Como reconhecer rostos que mudam conforme o passar dos anos?

A tecnologia aprendeu a reconhecer rostos que mudam por causa do envelhecimento, por exemplo, a partir de uma grande evolução na última década. Inicialmente a identificação era feita a partir de pontos chapados em 2D, como em um retrato falado. Hoje em dia, as novas tecnologias permitem o reconhecimento a partir de três dimensões. Os algoritmos formados são bem mais complexos e a câmera precisa ter suporte de profundidade, mas aumenta também a taxa de verificação e comparação.

            Além de tudo, o tamanho e o acesso aos bancos de dados estão cada vez mais poderosos, por exemplo, o que conseguiu “treinar” ainda mais os robôs para conseguir diferenciar as pessoas umas das outras. Atualmente, o que é capturado é o formato do crânio do usuário, para que seu rosto seja identificado independente do ângulo em que ele esteja em relação à câmera.

  • FaceMatch MOST

Em nossos serviços, contamos com um API on-line de reconhecimento facial que compara uma selfie no momento do cadastro com a foto utilizada em um documento. Essa confirmação reduz o risco de fraudes, garantindo que realmente é a pessoa em questão. Tudo isso é realizado por meio da tecnologia MOST que compara a simetria craniana como: distancia entre os olhos, orelhas e demais características humanas que não sofrem mudanças ao longo do tempo.

Além disso, este serviço usa camadas de leitura inteligente, que se encarregam de analisar as faces identificando as características biométricas para avaliação de proximidade, através de avançadas Redes Neurais.

Veja também últimos posts.