Assinatura digital X assinatura eletrônica: entenda quais os benefícios

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Com a modernização de processos, tudo que antes só podia ser feito manualmente, agora se tornou digital. Nem mesmo as assinaturas poderiam ficar de fora, podemos dar adeus às canetas e papéis, pois a tecnologia de dados criptografados confere à assinatura digital, segurança e validade legal.

A assinatura digital é utilizada para comprovar a autenticidade da pessoa ou empresa que assina um documento online. Sendo muito utilizada em assuntos privados, transações legais e comerciais, até mesmo como parte de documentos oficiais do governo, graças ao alto nível de segurança que oferecem. Além disso, ela proporciona diversos outros benefícios, mas antes vamos explicar brevemente qual a diferença entre as assinaturas digitais e eletrônicas. Confira!

Para simplificar, vamos deixar claro que toda assinatura digital é eletrônica, mas nem toda assinatura eletrônica é digital. A assinatura eletrônica é usada para acessar, compartilhar e aprovar informações no meio digital. Podemos citar como exemplo a biometria, senha e assinaturas escaneadas. Esse formato agiliza significativamente a finalização de procedimentos e etapas, ao mesmo tempo em que garante a integridade e a autenticidade das partes.

Já a assinatura digital foi um meio entre as diferentes assinaturas eletrônicas, que a legislação brasileira escolheu para substituir legalmente as assinaturas de próprio punho. Ela é composta por integridade e autoria garantidas por meio de uma chave criptográfica, e para utilizá-la você vai precisar de um certificado digital, ou seja, um documento eletrônico armazenado em um chip, token ou aplicativo, funcionando como uma identidade virtual. Só ele pode ser usado para confirmar a autenticidade da sua assinatura digital.

Agora que você já tem uma ideia do que é cada uma, vamos conhecer os principais benefícios:

  • Desburocratização: Um documento assinado em papel muitas vezes precisa da autenticação de pessoas que estão longes, levando dias para ser entregue. Com o uso da assinatura eletrônica, o processo é muito mais ágil e simples! O procedimento pode ser feito em qualquer lugar, sendo necessário apenas o acesso a uma solução que viabilize sua assinatura.
  • Redução de custos: além da economia de papel, deslocamento, postagem e demais processos, você poderá poupar outros custos indiretos, como arquivamento, redigitação de dados, arquivamento ou rastreamento.
  • Segurança: como dito, uma assinatura digital, por meio da tecnologia e verificação, oferece muita segurança, pois após ser assinado, o documento fica armazenado em servidores criptografados extremamente seguros e podem ser consultados a qualquer momento. Isso também elimina a possibilidade de fraudes, já que uma vez assinados, os documentos não podem ser alterados por ninguém.

Esses são os principais benefícios, mas você ainda poderá contar com a praticidade, agilidade, sustentabilidade e muito mais! É uma tecnologia essencial para empresas, pessoas jurídicas e físicas. Por isso, conte com a MOST para realizar este serviço, por meio do mostSign você assina seus documentos de onde precisar. Conforto e facilidade de uso é com a MOST!

Veja também últimos posts.