VOCÊ SABE O QUE É ONBOARDING DIGITAL?

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A rotinha do meio corporativo nos últimos anos obteve mudanças para diversos processos. Em relação ao cadastro de novos clientes houve uma tendência específica: surgiu o Onboarding Digital. Essa tecnologia colaborou para que empresas criem processos de relacionamento com o cliente mais integrado, digitalizado e inovador!

A expressão Onboarding trata-se da captura de clientes para determinado serviço ou produto. Basicamente, podemos considerar como a aplicação de tecnologias no processo de Onboarding, com um objetivo para melhorar a experiência do cliente e a eficiência operacional, desde a captura de informações até a análise completa dos dados e documentos. Esse processo traz uma revolução para diversos setores, como por exemplo o bancário, fazendo com que todo o processo de captura, adesão, formalização e aprovação do cliente seja feito de forma digital, ou seja, por meio da internet ou de um aplicativo. Além disso, pode ser aplicado em outras operações como: abertura de contas, cadastro de cartão, empréstimo consignado, atualização cadastral entre outros.

Como esse processo funciona na prática:

Quando a empresa investe no Onboarding Digital, todas as etapas do cadastro de clientes passam a ser digitalizadas para reduzir erros e obter agilidade. A coleta de informações dos documentos, por exemplo, é realizada por meio do OCR (reconhecimento ótico de caracteres), que facilita a busca pelos registros em momentos posteriores. Além disso, a integração de cada registro com outros sistemas é automatizada. Portanto, a companhia terá diversos dados para trabalhar a experiência do cliente, garantindo sua fidelização a médio e longo prazo. Quanto maior a quantidade de informações disponibilizadas para análise de modo centralizado, mais fácil fica avaliar o perfil do consumidor e identificar a melhor maneira de formular a estratégia comercial da empresa!

Podemos citar uma série de benefícios, em resumo, cada impacto positivo contribui para que o negócio tenha um fluxo de trabalho mais eficiente e o consumidor estabeleça uma melhor relação com a companhia.

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